
Em mais de uma década e meia de inúmeras entrevistas, eu nunca terminei com uma transcrição início quase tão longo como este comprimento. É um pouco difícil de explicar por que muito do que Bob Gruen tem a dizer é de tal interesse que era tão difícil para editá-la para baixo. A qualidade ea integridade do trabalho fotográfico de Bob é digno de atenção considerável, e assim também a longevidade ea profundidade de uma carreira que abrange actualmente 30 anos.
De Cab Calloway e Chuck Berry a The Boss e Madonna, dos Rolling Stones e Led Zeppelin a Bob Marley e Ozzy Osborne. O que é significativo para Nova York Lixo não é simplesmente que ele é o fotógrafo de um único mais importante de registro para documentar o Punk, proto-punk e cenas de nova onda de América e na Inglaterra, mas que este corpo seminal de trabalho reflete um comprometimento profundo e longo compreensão amizade pessoal com os artistas e personalidades que moldaram e definiram a música de que era notável.
Como um amigo, fã e fotógrafo do rock sem igual, a relação de Bob Gruen, com as franjas deste meio continuou com uma intensidade implacável de devoção e visão desde os anos sessenta até o presente. Para este dia, onde ainda bandas desconhecidas ainda jogar antes de as novas gerações de devotos do rock, Bob e sua câmera ainda pode ser encontrado.
Mas para todas as figuras lendárias com quem Gruen atingiu tais laços fortes de colaboração e compatriotism, o que é talvez o mais fascinante em falar com ele, é de todos os personagens menos conhecidos que compõem os elos importantes da história não escrita do subsolo. Mais do que contar a história do rock, sua enorme riqueza de experiências pessoais e memória estranha fornecer uma das histórias mais iluminadas e abrangentes do rock juventude cultura em Nova York.
Como foi a sua carreira começar a foto?
Na verdade, as primeiras fotos do concerto que tirei estavam no Newport Folk Festival, em '65. Eu ainda era um garoto e um grande fã de Bob Dylan. Eu falei meu caminho para conseguir uma passagem foto para que eu pudesse estar em baixo da frente. Foi quando Dylan tocou guitarra eléctrica e alegou rock'n'roll era a música popular americana e foi vaiado no palco para ele. Depois que eu comecei a tirar fotos muito.
Por volta de 1964 eu estava vivendo com uma banda de Folk-Rock in Greenwich Village. Costumávamos passear Bleecker Street, sair na Luz e Gás no porão de Figaro de. Eu tenho que saber O Loving Spoonful, os magos e outras bandas de Nova York. A banda que eu estava vivendo com estava se quebrando, mas eles tem um último show. Eles foram oferecidos US $ 100 para jogar uma festa em St. Marks Place. Foi por Paul McGregor, que foi a abertura de um novo cabelo lugar de vestir unissex.
Que agora é onde o Coney Island alta boate é?
Certo, eu estava lá para a noite de abertura que a construção em 1965.
Não foi também o local do primeiro disco rolo de NYC?
Isso foi no final dos anos 70.
Alegação de McGregor para a fama é que ele inventou o corte de cabelo shag.
Sim, Paul McGregor inventou o shag. Ele fez Jane Fonda e todas as celebridades. Enfim, essa festa de abertura também foi lançado por Bob Crewe para um livro chamado "Birds of Britain", sobre modelos ingleses. Bob Crewe era também um grande produtor musical conhecido por seu trabalho com o Four Seasons ...
Eu amo o Bob Crewe Generation, a sua "Música de ver as meninas By" é um clássico.
Ele gostava de banda de meus amigos, Glitterhouse, e decidiu produzi-los. Temos de conhecê-lo, e meu amigo cantou na trilha sonora do filme Barbarella, que ele produziu. Quando ele colocou o álbum, eles precisavam de fotos. Eu estava vivendo com a banda e tirar fotos o tempo todo, então eles me mandaram sobre a Atlantic Records com eles. Bob Rolontz, o publicitário lá, gostou das minhas fotos e me contratou para o próximo trabalho, que foi o Bee Gees comemorando seu décimo aniversário.
Isso deve ter sido uma viagem, para ir de filmar seus amigos para os Bee Gees.
Na verdade, eu acho que o primeiro trabalho que me foi contratado para atirar Tommy James & the Shondells que foram se abrindo para Hubert Humphrey em uma reunião política em Yonkers. Lembro-me que estava muito frio. Foi em um estacionamento e todos nós estávamos lá esperando por Humphrey. Depois disso, foi o Bee Gees, e, de um lado para outro levou súbita. Eu ser contratado qualquer outro dia. Todo mundo gostou das minhas fotos e me apresentou a outras pessoas e outras bandas.
De que o trabalho precoce, talvez o mais conhecido é o trabalho que você fez com Ike e Tina Turner.
Um amigo meu era um grande fã deles por isso, quando eles tocaram o Fórum senti que tinha que ir. Eles estavam se abrindo para Sam & Dave, e enquanto ela dançava fora do palco para o strobe estávamos todos cantando Tina! Tina! Sam & Dave veio dentro e fora e eu quase não os vi. Eu estava assistindo ao lado do palco onde Tina tinha deixado.
No dia seguinte saímos para vê-los novamente no Honka Monka Club, em Queens. Eu estava sentada no chão, tirando fotos deles. No final, quando Tina dançava na luz estroboscópica, eu abri a câmera até um segundo de exposição e deixar os flashes strobe expor o filme. Quatro dos quadros eram inúteis, mas acabou por ser uma das melhores fotos que eu já tomadas. Eu fiz algumas cópias e quando fomos ver Ike e Tina show em New Jersey eu trouxe junto para mostrar o meu amigo. Eu não acho que Ike e Tina estaria interessado em ver minhas fotos, mas depois do show que funcionou em Ike e meu amigo me empurrou na frente dele. Ike deu uma olhada em minhas fotos e disse: "Venha e mostrar isso para Tina".
Ele me arrastou para o seu reboque para conhecê-la, eu simplesmente não podia acreditar. Eu sempre fui feliz assim - estar no lugar certo na hora certa. Ike me apresentou a Marv Greifinger na United Artists, que me deu um monte de trabalho e através dele eu conheci Jane Friedman, que trabalhou com um monte de bandas inglesas e mais tarde conseguiu Patti Smith. Eu também conheci Billy Smith, que me levou a tirar fotos de Elton John em sua primeira turnê pelos EUA, quando Elton foi o ato de abertura de Leon Russell. Elton gostou do que eu fiz, e contratou-me cada vez que ele voltou.
No consenso de que é história, é aceito que Punk nasceu em meados dos anos setenta. Quando você fala sobre o New York Dolls em 1971, que estava a par do surgimento de uma sensibilidade que meia década antes. Não era isso também ao redor do momento em que você se encontrou com os antepassados ??espirituais de Punk, John e Yoko?
Eu os conheci no início de 1972. Eu tinha sido incluído em um livro, a fotografia de Rock. Henry Edwards, que escreveu o texto, me disse que ele gostou do meu trabalho. Ele estava entrevistando John e Yoko para uma história em banda Memória do Elefante (que estava gravando com John e Yoko) e perguntou se eu poderia tirar as fotos. John e Yoko estava em Nova York desde a queda de 1971, em um apartamento na esquina da minha em Bank Street.
Eu os conheci em um hotel na 59th Street, onde eles tinham ido para ficar longe de sua casa e descansar um pouco, pois muitas pessoas sabiam onde moravam. A história era sobre a memória do elefante, então eu perguntei Yoko se eu poderia tirar fotos deles todos juntos e ela me deixou vir ao estúdio naquela noite. Poucas semanas depois, eu ouvi do baterista, Rick Frank, que eu era a única pessoa que tinha tirado fotos da banda com John e Yoko e eles queriam algo para a capa do álbum. Ele me levou para sua casa. Essa foi a primeira vez que eu realmente conheci-los a falar. Mostrei-lhes o meu trabalho e nós nos sentamos em torno de falar durante horas. Quando eu estava saindo Yoko me disse que eu seria sempre seu amigo, e mesmo que tivessem pessoas que trabalham para eles, cujo trabalho era manter as pessoas longe Eu nunca deveria levá-la pessoalmente, é só esperar e chamar de volta no dia seguinte, para ser sempre em contato e ser seu amigo.
Isso é um muito intenso nível high-stakes da conversa para Yoko para colocar em uma estranha relação.
Sim, você não espera que, quando você conhece alguém. Mas ela estava certa. Em março deste ano que será de 24 anos, que temos sido amigos, e ainda estamos em contato em uma base semanal. Isso também levou a trabalhar com o NY Dolls. Fui para mostrar fotos da memória do elefante para os seus gestores Steve Leber e David Krebs e eu conheci o seu assistente Tony Machine. Tony me disse que eu deveria vir aqui e ver uma outra banda que eles estavam administrando que estavam jogando no Centro de Artes Mercer - The New York Dolls.
Estou curioso sobre suas impressões do Centro de Artes de Mercer. Todo mundo fala sobre a importância de Max e CB, mas poucos parecem saber como crucial Mercer estava em sua breve apogeu.
Era um lugar muito importante. É aí que eu vi pela primeira vez os Dolls. O lugar tinha um par de salas diferentes. O clube era realmente o salão de baile da Broadway Central Hotel, mas você veio da volta Mercer Street. Uma sala foi uma boutique com roupas minissaia plástico selvagem como eu nunca tinha visto antes. A cozinha teve máquinas de vídeo em todo o lugar mostrando todas essas coisas experimental, e é aí que a cozinha (um famoso espaço de arte alternativa agora, na West 19th St.), tem o seu início. Havia um quarto no meio de um bar. Eu estava lá talvez dez minutos, quando eu vi um cara com a sombra! Eu estava fora da porta! Eu falei com Tony naquela semana e ele me convenceu a dar-lhe outra chance, eu só tinha de ver a banda.
Então eu voltei, e desta vez eu fiquei o tempo suficiente para tomar uma cerveja. E desta vez eu notei o lugar estava lotado com as meninas mais sexy que eu já vi. Tão selvagem, tão bonito, tão aberto. Eu nunca vi a banda entrar nessa noite.
Voltei para a próxima semana, e desta vez andou um pouco mais, check-out da loja, os vídeos, as meninas. Eu ainda estava olhando para a banda, quando notei uma porta com pessoas entrando e saindo. Era como um filme de Fellini lá. Havia lugares na arquibancada que era tão íngreme que parecia uma parede de pessoas, e um palco com The New York Dolls jogando no meio - o mais alto, mais rápido a música mais emocionante que eu tinha ouvido. Havia mais gente no palco do que nos bancos. Todos pareciam se conhecer. Foi uma grande multidão e, no meio de uma banda que era tão selvagem. A maneira como eles se vestiam, eles estavam usando algumas coisas que as meninas podem usar, mas eles não estavam vestidos como mulheres. Nenhuma mulher vestida desse jeito!
Então, como você chegou a trabalhar para eles?
Voltei a vê-los um par de vezes depois disso e estava apenas começando a descobrir quem era quem quando Toby Mamis, sua assessora de Leber Krebs sugeriu que eu fizesse uma sessão de fotos com eles. Ele me levou para um ensaio de uma tarde em que eu conheci Johnny (Thunders), Syl (Sylvain) Arthur (Kane) e Jerry (Nolan). Billy (Murcia) já tinha morrido e Jerry tinha acabado de entrar na banda. David (Johansen) era tarde para que eu não encontrá-lo naquele dia. Marcamos um tiro, e foi a única sessão de fotos na minha vida que eu esqueci completamente e não apareceu. Nós tínhamos planejado para três, uma tarde, e em cerca de seis naquela noite eu recebi um telefonema de Toby dizendo que ele estava muito triste a banda não tinha aparecido, mas tinha esquecido completamente. Poderíamos voltar a agendá-lo? Eu pensei, "salvo! Talvez tenhamos algo em comum."
Quando você começou a fazer vídeos?
Por volta de 1971, eu comprei um Sony Portapack vídeo gravador e começou a ir a clubes e fazer fitas. Fiz amizade com Pat Kenny, o proprietário de Náufragos de Kenny, que costumavam ser uptown na rua 84. Eu fui lá um monte de gravar, porque eles tinham uma escolha tão eclética de reservas - Larry Coryell, a Mãe Terra, Willy Dixon, The New York Dolls, Howling Wolf, Isis. Vídeo era novo então. Foi muito funky, preto e branco, um microfone. Depois que eu iria gravar um espectáculo os artistas gostariam de vê-lo. A maioria deles nunca tinha se visto na TV antes. Agora ele está documentado da história, para mim, naquela época, era apenas um hobby.
Você sente que este é um arquivo importante que você gostaria de fazer alguma coisa com isso?
Estou fazendo coisas com ele agora. Eu adoraria fazer um acordo para distribuir o vídeo NY Dolls, porque editou até um documentário de meia hora. Eu tenho um documentário de uma hora que fizemos no Ike e Tina antes disso.
Como cerca de Lennon e Ono?
Eu fiz um vídeo do show de Yoko no Town Hall, porque John queria vê-lo, mas não podia estar lá. John e eu editei juntos em um programa de uma hora. Nós mostramos isso no cabo de acesso público, que estava bem na época porque ninguém tinha gravadores VHS ainda a fita fora da TV. Eu tinha um programa regular de duas vezes por semana no canal de acesso do público a partir de '72 a '76. Foi principalmente a música, mas, ocasionalmente, eu faria outra coisa. Um show foi uma fita de meia hora de uma cachoeira em Vermont. Eu tive a idéia do registro de Yule. Eles tinham um a lenha no inverno, então eu pensei, por que não ter um bom cachoeira no verão? Em 1974 eu fiz um vídeo do meu filho nascer. Era um documentário sobre o método Lamaze, incluindo todas as classes que tomamos, e close-up tiros do bebê realmente saindo. Foi muito emocionante e eu pensei que a coisa mais natural, mas um monte de pessoas estavam realmente assustado e chocado com isso.
Depois de ter visto a gênese da videoarte no The Kitchen no Centro de Artes Mercer, você estava pensando em fazer este trabalho como parte desse meio de arte conceitual emergente?
Eu estava ciente disso, mas eu realmente não estou comitê orientado. Eu não funcionam bem com um monte de pessoas que tomam decisões. Eu gostei da portapack porque me deu total liberdade. Eu poderia fazer e editar vídeos no meu próprio país. Em meados dos anos 70, à medida que mais pessoas tem em fazer vídeo, ele tornou-se mais de um projeto em grupo eu parei de fazer vídeos. Eu tinha começado porque era divertido, eu nunca vi isso como muito de uma coisa a ganhar dinheiro. Eu vendi algumas peças de meus vídeos para as pessoas, como a BBC e Time Warner para documentários.
Essas fitas antigas são muito frágeis, você preservado e restaurado-los?
Alguns, como os Dolls, Blondie e Patti Smith, me transferi para Beta. Mas custa de setenta e cinco dólares um rolo e eu tenho algumas centenas de rolos, por isso está longe de ser completa. É também um processo difícil, porque a fita é literalmente cair do plástico. Mas é importante a fazer, porque é a única história visual que temos muitas dessas bandas.
É o trigésimo aniversário do Max Kansas City.
Entrei primeira cena do Max, em 1971. Um vizinho artista da mina estava indo para lá. Ele disse que eu deveria ir com ele, era um ótimo lugar e teremos muita diversão. Eu disse, 'o restaurante? Eu estive lá para o jantar, não é grande coisa, da comida decente. Ele disse: 'não, você tem que vir à uma da manhã. Gostaria de saber quem iria para um restaurante à uma hora da manhã, mas com certeza, depois da meia-noite o lugar era bem diferente. Esse foi o fim do tempo de Andy Warhol ea drag queen multidão estava desbaste e os roqueiros, o NY Dolls e Patti Smith multidão estavam vindo dentro É onde eu conheci David Johansen. Eu tinha feito alguns vídeos das Dolls em naufrágios de Kenny e convidou-o para vir e vê-los. Ele gostou muito, e eu comecei a trabalhar com as bonecas, fazendo mais vídeos e imagens para eles.
Mas não era um clube de rock na época.
Não, era apenas um quarto de volta, e no andar de cima que eles estavam tentando fazer um disco por um tempo. Eu me lembro da primeira banda a tocar lá foi o Dolls, então Suicídio, o Miami da. Não foi até muito mais tarde, talvez '75 e '76, quando Blondie, Patti Smith e bandas do CB começou a tocar lá.
Antes disso, não havia uma distinção real entre o CBGB e Max em que Max foi reserva principalmente únicas bandas que foram assinados para grandes negócios recordes?
Não que eu me lembro. Max começou sua própria gravadora para lançar as bandas que estavam jogando lá, porque ninguém iria dar-lhes um contrato de gravação. A diferença entre o CBGB e Max foi o CB foi uma cena muito baixa de Manhattan e Max era mais ponte e túnel. Mas não havia muito de uma divisão entre as bandas como algumas pessoas dizem. Havia alguns que foram definitivamente bandas do CB, e alguns, como as bonecas que só jogou Max. Uma coisa importante sobre a cena, em seguida, e eu não sei se era porque havia apenas poucas bandas ou o que, mas Patti Smith, ou Debbie, ou The Talking Heads iria jogar por uma semana em um momento. Às vezes, cinco dias em uma fila, ou pelo menos um fim de semana quatro dias, de quinta a domingo e você iria quatro dias em uma fileira, dois conjuntos a noite, às nove e meia-noite, (o que significava 10:30 e 02:00)
A grande coisa para mim sobre a banda fazendo dois conjuntos foi que muitas noites eu tenho que fotografar uma banda no Madison Square Garden, o show iria acabar às onze horas, haveria uma festa pós-show. Eu estaria fotografando até 01h00, e às 1:30 eu ainda podia ver um show no Max ou CBGB. Depois de trabalhar durante toda a noite com esses indústria fonográfica pessoas tenso, eu poderia ir para o centro, tomar uma cerveja, sair com os amigos e ver uma banda, que era muito mais divertido. Esta foi uma cena separada. A idéia dessas bandas centro que está sendo assinado estava fora de questão. Você não montar uma banda para fazer um disco, sair em turnê e fazer todas as coisas que as pessoas que assistem MTV acho que você deveria fazer. Você tinha uma banda, porque você não tinha dinheiro e não tinha emprego. Você não tinha nada que fazer, para onde ir, então você pode muito bem fazer um pouco de música e divirta-se. Eles não estavam fazendo o dinheiro do aluguel, jogando no CB. O principal era estar em uma banda, para sair com seus amigos e se divertir. O fato de que alguns deles foram assinados foi fenomenal. Que alguns deles tem grande estava além dos sonhos de ninguém. Sonhavam mais realista, com a esperança de jogar Max e talvez transar depois do show.
Quando Lisa Robinson, Danny Fields e alguns outros que foram para a cena hip conseguiu alguns rótulos para tirar um interesse real nestes grupos, e alguns deles começou a receber ofertas de discos, se você acha que eles estavam todos loucos?
Bem, eu não fiz, porque eu era parte dessa multidão. Estes eram os meus amigos. Clive Davis disse uma vez Lisa não falar sobre o NY Dolls uptown, porque se o fizesse, ela não seria capaz de trabalhar no negócio da música. Eles estavam com tanto medo dos Dolls. Eles achavam que eram homossexuais. Não era apenas uma questão de ser homofóbico. Era ilegal ser homossexual. As pessoas não se lembrar disso, não foi ódio ou medo, que era a lei. Para dizer que as Dolls, caras que usavam maquiagem, eram seus amigos era como dizer que você conhecia um criminoso.
Foi que a criminalidade que eles estavam tentando empurrar quando fizeram a última tentativa de ressuscitar sua carreira com seu show Red no Hipódromo?
Isso foi uma tentativa de Malcolm McLaren para politizar a banda. Eles haviam recebido atenção contornando a questão da homossexualidade, se vocês perdoem o trocadilho.
Mas esse show Red era patético não foi?
Não, não em tudo. Foi um grande show. Eles se conheceram McLaren quando foi para a Inglaterra e ele era fascinado por eles, pelo entusiasmo, energia e provocações. Aqui eles estavam criando polêmica, mas Malcolm queria torná-los político. Eles nunca foram tão grandes na América. Eles eram grandes, em NY e teve seus fãs em um monte de outras cidades, mas que nunca fez isso para as cidades. Eles apareciam horas de atraso e seus públicos eram selvagens e turbulento, por isso mesmo que eles estavam na capa de todas as revistas ao redor do mundo que não poderia conseguir um emprego, ninguém iria registrá-los. A sua gestão estavam doentes deles. Malcolm tentou ressuscitá-los.
Ele estava tão animado quando os viu na banda Europa, ele queria fazer roupas para eles, todos na banda queria uma roupa diferente, mas fê-los todos no mesmo tom claro de vermelho. Ele decidiu fazer uma festa vermelha, para estrear suas roupas vermelhas. E já que era uma festa de vermelho, ele fez uma bandeira vermelha, que era uma bandeira comunista. Ele estava pensando, o que sacode os americanos mais? Comunistas! Ele colocou um comunicado de imprensa que ele chamou de um manifesto, dizendo que os New York Dolls já não estavam sendo contabilizados pelo tigre de papel gerentes Leber Krebs redigido como um take-off em propaganda comunista chinês. Tudo o que ele fez, já era tarde demais de qualquer maneira. Malcolm é creditado pela gestão dos Dolls, mas como David disse, ele era seu armarinho. Malcolm fez um par de roupas para eles, e juntos alguns shows para mostrar as roupas, mas a principal coisa que ele fez foi que ele mantinha vivo. Ele pegou Jerry e Johnny em um programa de reabilitação de drogas hospital. e Arthur em uma clínica fora seca, e salvou suas vidas.
Então, como você começou a fazê-lo para a Inglaterra?
Eu conheci Malcolm aqui em Nova York, quando ele estava trabalhando com os Dolls. Eu fui para a Inglaterra, porque eu tinha feito um monte de dinheiro trabalhando com os Bay City Rollers.
Uma das minhas bandas favoritas todos os horários.
Sério? Eu fiz mais dinheiro com eles do que eu fiz com John e Yoko, ou as bonecas ou qualquer outra pessoa com quem trabalhei. Eu fotografei um monte de bandas na época, e quando eu estava viajando na Europa ou no Japão eu poderia ir para as revistas e vendê-los duas ou três fotos de cada beijo, Debbie Harry, The Rolling Stones, talvez um ou dois dos Dolls, e trinta e sete ou sessenta e quatro dos Bay City Rollers. Eles podem fazer uma reportagem sobre algumas dessas bandas, mas eles fariam toda uma edição especial sobre os roletes. Eu estava limpando. Uma das primeiras coisas que eu fiz com o meu dinheiro foi comprar um rolo de 54 Buick especial. Em 76 meu filho estava em Paris, que era minha inspiração original para ir para a Europa. Jane Friedman estava lá com John Cale. Fui ao seu show e conheceu Patti Palladin e Judy Nylon e algumas pessoas da imprensa francesa. Acabei trabalhando um acordo que durou anos, com uma revista lá que imprimiu muitas das minhas fotos. Porque as leis francesas tornou muito difícil para enviar dinheiro para fora da França, eu esperaria até que eles me deviam para várias questões e, em seguida, ir e pegar meu dinheiro de cima, tem algumas ótimas refeições, viagens por toda a Europa e que a viagem iria pagar por si mesmo. Eu fui a Paris com Blondie, percorreu a Inglaterra com o Clash, e teve um grande momento. Quando cheguei a Londres, Malcolm era o único número de telefone que eu tinha. Ele tinha acabado de começar os Sex Pistols. Ele me encontrou uma pensão que era muito barato e me levou para um lugar chamado Clube Louise, onde ele e um monte de crianças que estavam comprando suas roupas estavam penduradas para fora.
Era um clube de lésbicas e elas foram usadas para pessoas incomuns que vem dentro Os punks, as crianças que foram de corte e tingimento seu estranho cabelo, que iria ficar em apuros olhando como que em um pub normal, começou a sair na cave do Clube Louise porque se sentiu confortável lá. Os Sex Pistols foram os heróis conquistadores locais por esta altura. Tinham jogado alguns shows. Johnny Rotten estava sentado com uma atitude como se ele fosse um cara legal. Eu conheci Billy Idol, Siouxie, (que fazia parte de um grupo de meninas chamado o contingente Bromley com Sue Catwoman) e Marco, que mais tarde tocou com Adam Ant. Lembro-me de Marco olhando para os Sex Pistols e dizendo: - "Pô, eu queria ter uma banda. Eu apenas lhe disse: 'por que você não começar um? Quero dizer, olhe para a competição, não parece tão difícil.
A próxima vez que eu vim ele estava jogando em sua própria banda. Lembro-me de Joe Strummer e Mick Jones tinha acabado juntos, e eu fui com Vivien (Westwood), Jon Savage e Carolyn Coon em minúscula mini-Vivien para o ICA para ver o Clash jogar seu segundo show. Tenho fotos disso. Eu pensei que eles eram uma grande banda do caralho, e depois voltei para os Estados Unidos eu comecei a ouvir mais sobre eles. Eu gostava deles e queria vê-los novamente na próxima vez que eu fui para Londres. Lembro-me de ligar para a gravadora e dizendo que eu queria ver o Clash e sendo dito "oh, não o Clash, eles são impossíveis de tratar, não podemos pegar qualquer foto passa, eles não vão fazer qualquer coisa que perguntar-lhes. Eu perguntei se eles poderiam simplesmente me diga onde eles estavam. (Eu gostava de ser pago pelas gravadoras, mas eu também gostava de trabalhar para as bandas.
Eu tive uma entre papel que forma, foi ótimo para a empresa para financiá-lo, mas eu prefiro estar com a banda. Dessa forma, você tem mais acesso à fase de volta, você faz as coisas que eles querem, você terá fotos melhores) Eles me disseram onde a banda estava hospedada, tirei de lá, e de alguma forma funcionou. Fui ver o Clash e eu nos encontramos Mick (Jones) e São Paulo (Simenon) em seu lobby do hotel. Mick estava me olhando e disse: "Você é aquele cara de Nova York, certo?" Eu disse: "Sim", e Paul, que eu não tinha encontrado naquela noite no Club Louise olhou para mim como 'oh, um jornalista, e ele disse: "Bem, é melhor você tomar cuidado porque somos babacas" Eu apenas disse: "Sim, você olha para ele." A partir de então nós éramos amigos. A única coisa que realmente me ajudou foi Malcolm lhes tinha dito que eu estava fazendo uma reportagem para a revista Creem e trabalhando para Cena Rock.
Você foi uma grande parte da cena Rock.
Sim, Cena Rock era uma revista de Lisa Robinson foi colocando para fora com seu marido Richard, Lenny Kaye, Danny Fields, Leee Childers e alguns outros. Era uma revista e zine ao mesmo tempo. Eu fiz um monte de histórias de fotos para eles. Foi muito quadril. Lisa sempre teve a linha dentro de quem ver e onde ir, ela estava à frente de todos os outros. Era uma espécie de subsolo, mas fez uma piada com isso. Nós não leva nada a sério. Era como um livro da sucata 12 anos de idade. Todas as legendas diria essas coisas cutsy, mas era todos os duplos sentidos e pequenos apartes cínicos, piadas que se você soubesse que nós estávamos falando sobre você cair fora de sua cadeira rindo.
E você estava trabalhando também para Creem?
Sim, eu fiz um monte de recursos e capas para Creem. Eles eram muito selvagem, para as novas bandas como Sex Pistols e Iggy, e eles tiveram um grande senso de humor, que era importante. Então, quando eu fui para a Inglaterra, o que realmente me ajudou foram essas três coisas que Malcolm havia dito as pessoas de lá. Eu não percebi isso na época, e não descobrir até muito mais tarde que eu tinha esse tipo de apresentação. Na época eu me senti nervoso, sem saber quem eram esses punks ou se ela estava bem para tirar sua foto. O que eu não sabia era que Malcolm havia dito a todos que eu trabalhei para Creem e Cena Rock, que eram as duas únicas revistas que tinham qualquer respeito na Inglaterra, e que eu era amigo de John Lennon, a única pessoa que tinha respeitar em toda a linha com todos na cena Punk. Uma vez eu fui ver o Clash viver em Buenos Aires, e foi realmente incrível, porque Joe Strummer começou este canto com o público onde ele estava gritando "Não há mais a rainha Elizabeth" "Yeah!" "Não há pedras mais rolante" "Yeah!" "No mais Led Zeppelin" "Yeah!" "No More Beatles" "Yeah!" "Mas John Lennon Regras, Okay!" "Yeah!" Eu estava lá com Lester Bangs, e eu olhei para ele perguntando: "Como é que John fugir com isso? Todo mundo é uma merda, mas John está bem?" Eles só tinham um grande respeito por John Lennon e como seu amigo que eu estava bem.
Como você compararia o que estava acontecendo em Londres contra o New York?
A cena de Nova York era, bem, mais em Nova York. Inglaterra parecia mais alto e mais brilhante. Nós realmente não considerar "Punk", uma moda. Em Nova York, fomos apenas vestir-se em t-shirts e jeans azuis. Uma noite, Richard Hell, aparentemente, teve uma briga com a namorada. Eu não sei se era sobre drogas ou qualquer outra coisa. Havia um monte de rumores a respeito de qual foi a razão, mas de uma forma ou outra alguém cortar todas as suas roupas. Ele teve que sair, então ele pegou um monte de alfinetes de segurança e apenas fixou-los juntos, onde foram roubados e saiu, porque ele não dá a mínima. Bem, Malcolm e vi que ele era fascinado pelo "design exclusivo." Isso não era moda, era mais parecido com como você sair da casa quando não tenho roupas deixadas?
BOB GRUEN
Bob Gruen fotografa Rock and Roll.
Várias de suas fotografias - John Lennon em tons e T-shirt New York City; Sid Vicious dos Sex Pistols, estrias de sangue tocando baixo; negócio adequado e fez-se beijo na capa de "Dressed To Kill", Jimmy Page em esplendor guitarra double-neck cheia, ou posou com os outros membros do Led Zeppelin na frente de seu costume Lear jet, Chuck Berry, The Who, Mick Jagger, Bob Marley, e Madonna em concerto - estatura icônico e clássico alcançaram, publicado, reproduzidos e comercializada em todo o mundo.
Bob Gruen teve inúmeras exposições de sua obra, principalmente em:
-Galeria de Fotógrafos especial, Londres, (1995)
-O Govinda Gallery, Washington DC (1995)
-O Melkwag Galerie, Amsterdam, (1994)
-A Susan Cooper Gallery, Woodstock, New York (1991)
Galeria de-Ron Wood, New York City (1990)
.. E Bob foi convidado para dar uma apresentação de slides e palestras no Instituto Smithsonian em Washington, coincidindo com o lançamento do seu livro "Sometime In New York City" (março de 1995)
Fotos de Bob Gruen têm aparecido em revistas de todo o mundo: Pessoas, Músico, Rolling Stone, Newsweek, Rock & Folk (França), Life Music (Japão), New Musical Express, e Mojo (Grã-Bretanha), Bravo (Alemanha), para citar apenas poucos, e uma série de jornais nacionais e internacionais.
Ele usa o sistema EOS1 Canon, filme Tri-X para preto e branco e de Kodachrome para a cor. "Você tem que ver a foto, senti-la, e fazer parte disso", diz ele, enfatizando tempo como um fator vital em seu trabalho.
Bob Gruen vive com sua esposa, Elizabeth, em Greenwich Village, Nova York. Sua obra está licenciada para publicação em todo o mundo pela Star Arquivo Photo Agency New York. Cópias assinadas originais, juntamente com cópias limitadas edição de seu livro "Sometime in New York" estão disponíveis através Govinda Gallery, Washington, DC (800) 775 1111.
Para mais informações:
ESTRELA FILE, Virginia Lohle; Tel: (212) 929-2525 Fax: (212) 929-2987
BOB GRUEN STUDIO; Tel: (212) 691-0391 Fax: (212) 633-8019
Clique aqui para ver álbum pessoal de Bob.
Copyright © 1998. Trash Nova Iorque. Todos os direitos reservados.
texto traduzido por Fabio Santiago
