.google_translate img { filter:alpha(opacity=100); -moz-opacity: 1.0; opacity: 1.0; border:0; } .google_translate:hover img { filter:alpha(opacity=30); -moz-opacity: 0.30; opacity: 0.30; border:0; } .google_translatextra:hover img { filter:alpha(opacity=0.30); -moz-opacity: 0.30; opacity: 0.30; border:0; }
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisa de posts somente deste Blogger

curta nossa página no facebook

10 livros para se aprofundar na história do rock

 

Mutantes, Sepultura, Bob Dylan e movimento punk foram destrinchados em obras completas e profundas

Por Bruno Dias e Diego Maia
?Sepultura ? Toda a história? , de André Barcinski (1999)
A trajetória do maior grupo de heavy metal brasileiro recebe um registro à altura de sua importância pelas mãos do jornalista André Barcinski. O livro faz um retrato do início em Belo Horizonte(com direito a maquiagem "black metal" e capacete nazista), em 1983, até a turbulenta saída de Max Cavalera, em 1997, e a subseqüente entrada de Derrick Green para banda.

?A Divina Comédia dos Mutantes?, de Carlos Calado (1995)
O livro de Carlos Calado é um dos poucos registros fiéis da trajetória d?Os Mutantes. O autor consegue ir além da música feita por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais), abordando situações que oscilam entre o hilário e o trágico.

?The Beatles Anthology? (2000)
Lançado em 2000, o livro contém entrevistas, mais de 1300 fotos e diversos documentos pessoais de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, abordando, com riqueza de detalhes inédita, toda a carreira do rapazes de Liverpool. O projeto Anthology também deu origem a uma série de documentários e a três álbuns duplos.

?Bob Dylan ? A Biografia?, de Howard Sounes (2002)
O jornalista inglês Howard Sounes narra a história de um dos maiores ícones da música contemporânea. De forma detalhada e com depoimentos de pessoas próximas do cantor, Sounes mostra a evolução musical de Dylan desde sua infância até o sucesso em Nova Iorque.

?Dias de Luta ? O rock e o Brasil nos anos 80?, de Ricardo Alexandre (2002)
O jornalista Ricardo Alexandre, ex-editor da revista Bizz, conta em 399 páginas a história do rock brasileiro na década de 80. É possível reviver a época e entender como funcionava a indústria fonográfica, que revelou bandas como RPM (maior fenômeno roqueiro do Brasil), Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.

?Mais Pesado que o Céu?, de Charles R. Cross (2002)
A biografia definitiva de Kurt Cobain, líder do Nirvana, que cometeu suicídio em 1994. Charles R. Cross, o autor, realizou mais de 400 entrevistas e teve acesso a documentos, diários e fotos inéditas de Cobain, graças à ajuda da viúva do roqueiro, Courtney Love.

?Mate-Me Por Favor?, de Legs McNeil e Gillian McCain (2004)
Quem conta a história aqui são os principais integrantes do movimento punk por meio de trechos de entrevistas que, intercalados, formam um diálogo entre figuras excêntricas como Lou Reed e Dee Dee Ramone. De suas raízes, com bandas pré-punk como Stooges e Velvet Undeground, à explosão do movimento, com Sex Pistols e Ramones, o movimento é destrinchado através em informações exclusivas e fofocas saborosas. O titulo é tirado de uma camiseta de Richard Hell, ex-baterista da banda Television.

?Reações Psicóticas?, de Lester Bangs (2005)
Lester Bangs foi um dos críticos mais polêmicos e influentes da história do jornalismo musical com textos publicados em veículos como ?Rolling Stone?, ?NME? e ?Crêem? (revista da qual foi editor)?. É ele que aparece como mentor do personagen William Miller no filme "Quase famosos". Em "Reações Psicóticas", é possível ter acesso a oito artigos de Bangs sobre artistas como Lou Reed, David Bowie, John Lennon e Kraftwerk.

?Rockers?, de Bob Gruen (2007)

274 fotografias históricas de grandes ícones do rock: do pioneiro Muddy Waters às últimas imagens de John Lennon, de Sid Vicious exibindo cicatrizes à Debbie Harry, do Blondie, posando como em um editorial de moda. A exposição de Gruen, fotógrafo de todos esses astros, passou pelo Brasil em 2007

?1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer? (2007)
Em um só volume, de 960 páginas, é possível ler uma compilação de textos de cerca de 90 jornalistas e críticos musicais de renome internacional, destacando o que de melhor foi feito na música desde a década de 50. Do jazz ao pop, do blues ao hip hop, passando até pela música brasileira. Item obrigatório para qualquer aficionado por música.