Ecliptyka é uma banda de Jundiaí-SP com influências de várias vertentes do heavy metal, iniciada em 1998, sendo sua atual formação composta por: Helena Martins (voz principal), Hélio Valisc (guitarra e backing vocals), Guilherme Bollini (guitarras e scream vocals), Eric Zambonini (contrabaixo) e Tiago Catalá (bateria).
Informação geral
Origem:Jundiaí
País:Brasil
Gêneros:metal core Power Metal,Heavy
Metal
Período em atividade:1998 -
atualmente
Gravadora(s):Die Hard Records, Radtone -
Japan
Página oficial:www.ecliptyka.com.br
Biografia
Fonte:Whiplash.net
Banda iniciada em 1998, sendo sua atual formação composta por: Helena Martins (voz principal), Hélio Valisc (guitarra e backing vocals), Guilherme Bollini (guitarras e backing vocals), Eric Zambonini (baixo e backing vocals) e Tiago Catalá (bateria).
A Ecliptyka apresenta um som único com melodias marcantes, vocais dinâmicos de Helena Martins e Hélio Valisc acompanhados de vocais agressivos de Guilherme Bollini, riffs criativos seguidos por bateria e baixo com pegada forte. A banda tem como influências várias vertentes do Metal, desde o Heavy Metal ao Death Metal e Metalcore .
As letras, assim como a banda, têm como objetivo expressar sentimentos e idéias, visando também um ideal de conscientização dos problemas atuais.
A Ecliptyka se destaca pelo interior do estado de São Paulo e dividiu palco com bandas conceituadas do cenário do Metal brasileiro como Dr. Sin, Tuatha de Danann, Mindflow, entre outras. Realizou alguns shows de destaque em diversas cidades, como Itatiba, São Caetano do Sul, Itupeva, Extrema, Piracicaba, Rio Claro, Salto, Cabreúva, Vinhedo, Valinhos, Campinas, São Paulo e Jundiaí, sendo esta última o principal foco das apresentações e sua cidade natal.
No final de 2007, a banda lançou seu primeiro trabalho de divulgação, o CD-demo intitulado “The First Petal Falls” de forma totalmente independente.
Em julho de 2008, a banda realizou uma turnê pela Europa, passando por cidades da Alemanha e Bélgica, onde participou de grandes festivais com bandas importantes do cenário mundial como Orden Ogan, por exemplo. A turnê obteve uma ótima repercussão tanto do público quanto da mídia internacional.
A banda concedeu entrevistas à programas televisivos como Sleevers, Rock Forever e Cult Shake, de rádio como para a Difusora e Nova Rádio Web e foi considerada uma das melhores bandas nacionais de 2008 pelo colunista da TV Tribuna, Costábile Salzano Jr. A Ecliptyka participou de festivais importantes do cenário nacional, como Rock Feminino de 2009, e recentemente fez os shows de abertura para banda holandesa Delain e para Tarja Turunen (ex-Nightwish), ambos em São Paulo.
Atualmente a banda está realizando shows de divulgação de seu novo álbum ‘’A Tale of Decadence’’, lançado no Brasil em março de 2011 via Die Hard Records, o qual foi gravado e mixado por Marcos Monegatto e masterizado por Brendan Duffey (Angra, Almah etc), com participações especiais de Marcelo Carvalho (Hateful) e Danilo Herbert (Mindflow). Este álbum possui uma temática atual, com músicas que falam sobre a destruição do Planeta pelo ser humano, crueldade contra animais, política e guerra. Tais letras têm o objetivo de disseminar tais questões, que são tão urgentes nos dias de hoje, e fazer com que seja dada maior atenção a elas pelo público.
O objetivo da Ecliptyka é fazer músicas da mais alta qualidade possível, visando acima de tudo reconhecimento, realização pessoal e profissional além de expressar seu ideal ao público.
Formação atual
Helena Martins - Vocal
Guilherme Bollini - Guitarra e Vocal Gutural
Helio Valisc - Guitarra
Eric Zambonini - Baixo
Tiago Catalá - Bateria
Ex-integrantes
Ricardo Abatte - Guitarra
Rodrigo Mathias - Baixo
Discografia
2007 - The First Petal Falls
2010 - A Tale of Decadence
Categoria: Ecliptyka