.google_translate img { filter:alpha(opacity=100); -moz-opacity: 1.0; opacity: 1.0; border:0; } .google_translate:hover img { filter:alpha(opacity=30); -moz-opacity: 0.30; opacity: 0.30; border:0; } .google_translatextra:hover img { filter:alpha(opacity=0.30); -moz-opacity: 0.30; opacity: 0.30; border:0; }
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisa de posts somente deste Blogger

curta nossa página no facebook

O Roch n’ Roll dos anos 90

O Roch n’ Roll dos anos 90 : A década das experiências e fusões musicais
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do Rap e do Reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.

No final dos anos 80 surge o movimento grunge em Seattle, na Califórnia. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo que surgiu em Washington, mais especificamente em Seattle. Inspirado pelo Hardcore punk, pelo heavy metal e pelo Indie rock, as letras das bandas nomeadas grunge geralmente caracterizam-se por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social, apatia, confinamento e, principalmente, o desejo de liberdade.


O grunge tornou-se comercialmente bem-sucedido na primeira metade da década de 90, devido principalmente aos lançamentos de Nevermind, do Nirvana e Ten, do Pearl Jam. O sucesso dessas bandas impulsionou a popularidade do rock alternativo e fez do grunge a forma mais popular de hard rock na época. No entanto, muitas bandas grunge estavam desconfortáveis com tal popularidade. Apesar de a maioria das bandas grunge ter se separado ou desaparecido no final da década de 90, sua influência continua a afetar o rock moderno.


A popularidade do grunge começaria a diminuir em meados da década de 90. Das grandes bandas que deram vida ao movimento, só estão ativas em 2012: Pearl Jam, Mudhoney, The Melvins, Hole, Soundgarden, Stone Temple Pilots e Alice in Chains.

No mesmo período o rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
*E no Brasil...*
Também surgiu o movimento Manguebeat. Com origem em Recife, misturava ritmos brasileiros como maracatu, estilos muito diferentes sendo eles Rock, Hip hop e música eletrônica. Como exemplo podemos citar Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.
Mas a banda que mais chamou atenção nesta década foram os Mamonas Assassinas.
Formada por Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio, os guarulhenses escreviam e tocavam de forma humorada e irônica as músicas que brincavam com os estilos musicais como o heavy metal, sertanejo e até mesmo o pagode, mas tudo no grande estilo Rock n’ roll.


A banda que em uma das apresentações em Guarulhos conheceu o produtor Rick Bonadio, e vieram a gravar um cd através da gravadora EMI. Todos adoravam eles: desde crianças a adultos. Infelizmente na noite de 2 de março de 1996, enquanto eles voltavam de um show de Brasília a São Paulo, o jatinho que levava a banda chocou-se contra a Serra da Cantareira, matando todos que estavam a bordo. No dia 4 de março, aconteceu o enterro que teve a presença de mais de 65 mil fãs.